Dia do Agente de Viagens no Brasil surgiu há mais de 30 anos, por iniciativa da representação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) do Rio Grande do Sul. Na época, o então presidente da Abav-RS, Carlos Alberto Krause, criou o troféu “Caravelas”, que era entregue a personalidades e agentes do turismo, no dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil.
A escolha desse dia foi considerando que Pedro Álvares Cabral teria sido o primeiro turista a pisar nas terras de Santa Cruz. A partir de então a idéia da comemoração foi se propagando, ganhando destaque em vários estados, sendo a data oficializada como o Dia do Agente de Viagens.
As viagens sempre foram muito importantes na formação da cultura humana. No século XV, as viagens no mundo ocidental ganharam grande impulso com as grandes navegações, que permitiram um intercâmbio muito grande entre culturas européias e as indo-americanas, contribuindo para a existência de culturas como a brasileira, por exemplo.
Mais recentemente, no século XIX, a idéia de turismo tinha se fixado com a chegada das linhas férreas, porém ainda havia problemas que colocavam em risco o desenvolvimento e a qualidade da atividade turística, como a pouca disponibilidade de horários, altas tarifas e acomodações de baixa qualidade.
Com isso, o inglês Thomas Cook (primeiro agente de viagens) fretou em 1841 um trem para os participantes de um congresso antialcoólico entre as cidades de Liecester e Loughborough na Inglaterra. Em 1841 fundou a Thomas Cook and Son, a primeira agência registrada no mundo, já em 1851 conduziu cerca de 165 mil pessoas à Exposição de Hyde Park (Londres). Em 1865 vendeu a 35 turistas uma programação completa de viagem aos Estados Unidos. No ano de 1872 levou seus clientes em uma volta ao mundo numa viagem de 222 dias e inaugurou a primeira agência de viagens fora da Europa.
Gravura de uma excursão idealizada por Thomas Cook
Thomas Cook também foi o primeiro a usar campanhas publicitárias e de marketing para captar clientes.
A empresa de Cook se tornou uma das primeiras empresas internacionais a ganhar o reconhecimento e tornou acessível a viagem e o turismo a pessoas da classe trabalhadora e da classe média, padronizando-os e produzindo-os em massa e o turismo acabou assemelhando à produção em série.
Os negócios foram se ampliando e iniciaram- se as reservas em hotéis, restaurantes e em 1845, foi organizada uma excursão para o litoral de Liverpool que em uma semana venderam 350 passagens. A partir daí aumentaram os números de viagens à distância entre os locais, assim como a venda em grande quantidade. Algumas de suas idéias foram copiadas e ampliou-se o número de ofertas por outros operadores. Thomas Cook criou ainda o voucher e a circular note, antecessora do traveller check.
Folder turístico da agencia Thomas Cook & Son
Nesse século surge o registro profissional do agente de viagens, e também as primeiras agências de viagens brasileiras, que foram registradas oficialmente como prestadoras de serviços específicos no final do século XIX, durante muito tempo não se deu importância ao turismo, apesar do país possuir destinos cobiçados pelo mundo todo. Porém, a partir dos anos 80, o potencial turístico do país passou a ser mais notado e surgiram diversas empresas do setor, que perduram até hoje e promovem as melhores viagens nacionais com grande quantidade de pacotes. Com isso, o turismo está cada vez mais em alta e a profissão do agente de viagens é bastante promissora graças ao interesse das pessoas em conhecer outros lugares e culturas diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário